Pensando em ação individual, preciso verificar como é a minha ação em relação à questão ambiental. Como eu faço uso racionário da água, como separo meu lixo e outras pequenas questões. A humanidade é levada pelo consumo, cobiça e egoísmo, que de forma inconseqüente produz montanhas de lixo diário, continuam jogando esgotos nos rios, papéis no chão, desmatando florestas, e tantos outros crimes ambientais que são causados pela falta de consciência e educação ambiental. Cada um deve fazer a sua parte para não haver o desequilíbrio ambiental. São as ações individuais que geram tanto o desequilíbrio quanto o equilíbrio.
terça-feira, 29 de abril de 2008
sexta-feira, 25 de abril de 2008
Troca de idéias
O grupo 8, do Pólo de Sapiranga, fez a sua atividade com alunos do primeiro ano.
Colocam que trabalham as quatro operações na forma de observações e práticas (atividades concretas). O grupo mostrou de forma bem sintetizada as funções dos números na nossa vida. Achei relevante que trabalham com bastante variedade e formas diferenciadas para trabalhar as quatro operações, cito aqui as dramatizações e materiais que as crianças gostam de manipular para chegarem aos seus objetivos. Realmente, conforme o grupo expôs, as maiores dificuldades estão, normalmente, na divisão e na multiplicação. Conforme o que lemos até aqui "...depende de como elas são ensinadas! Pela teoria dos campos conceituais, a compreensão dos conceitos referentes a essas operações deve começar a ser construída desde as primeiras séries, apesar de muitas escolas ainda inserirem esse conteúdo somente no currículo de turmas mais avançadas.”
A atividade sugerida sempre é bem aceita pelas crianças, porém poderia ser mais explorada. Num dos últimos questionamentos da atividade foi colocada a palavra “multiplicando as frutas” e, no meu entender, as crianças terão dificuldades em responder à questão. Os alunos só têm a ganhar quando aprendem todos os conceitos desde o início da escolaridade. Isto se confirma com a parte do texto que diz ”Problemas envolvendo ambas as situações devem ser explorados em um trabalho continuado que percorra toda a escolaridade.
Então, se eu que trabalho com educação infantil já trabalho as quatro operações, as meninas do grupo 8 do primeiro ano devem continuar a oferecer atividades desafiadoras e situações-problema que levem o aluno a desenvolver o seu raciocínio lógico-matemático de forma lúdica e agradável.
Seminário Integrador
sexta-feira, 18 de abril de 2008
Tecnologia
Devagar se vai ao longe...
sábado, 12 de abril de 2008
Do acaso à intenção...
Experimentando atividades...
Breeze
domingo, 6 de abril de 2008
Observando a natureza...
Matemática
sábado, 5 de abril de 2008
Comentários Linha de Tempo
Como é interessante que quando visualizamos a linha de tempo das colegas, percebemos que alguns eventos foram esquecidos.
Comentei a linha de tempo das colegas Ana Adália e Isabel M. Quando abri, veio o primeiro impasse, aprender a ler a linha. Segundo impasse, poderia maximizar a tela.
Tentei abrir a linha de tempo das colegas Fátima e Gabriela e não havia eventos, sendo assim, não pude comentar.
Assim, mais uma atividade feita e mais um aprendizado na minha vida de estudante do PEAD.