">

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Caminhando...

O nosso projeto está desenvolvendo-se muito bem. As colegas reorganizaram a página e acredito que tenha ficado mais bonito e organizado. Temos recebido visitas de outros grupos. Isso é importante pois assim podemos ter uma outra visão da construção do projeto e, às vezes, até contribuir com o outro grupo na forma de sugestões ou, ainda mesmo por elogios, o que são sempre muito bem vindos.

domingo, 21 de setembro de 2008

Enfrentando dificuldades...


No projeto de aprendizagem, a cada etapa, aparecem novos desafios. Tentei fazer o mapa conceitual através do link e tutorial sugerido. Mas, não consegui ainda. Vou tentar novamente porque iremos precisar construir outros mapas no decorrer do trabalho. Estamos iniciando o desenvolvimento do trabalho para conseguirmos responder a nossa questão de investigação.


Vamos lá colegas do grupo 16. Vamos a mais esse desafio.

domingo, 14 de setembro de 2008

Trabalhando em grupo...

Estamos iniciando o Projeto de Aprendizagens na forma de grupos. Novamente podemos colocar aqui a importância do trabalho em grupo onde aparece a cooperatividade, troca de idéias e novas aprendizagens. No semestre anterior, também elaboramos um texto coletivo no qual eu havia esperado maior participação dos membros. Porém, agora no projeto em andamento estamos todos colaborando. Algumas contribuem com idéias e outras sugerem alternâncias conforme a necessidade. Todo esse processo está colaborando para o andamento do projeto que acredito estar bem elaborado e acompanhado.

domingo, 7 de setembro de 2008

EDUCAÇÃO NACIONAL E SISTEMAS DE ENSINO

Mais uma vez pude confirmar a necessidade da contextualização de toda a história do país para a compreensão dos temas aqui abordados. Apesar de todas essas leis dando-nos vários direitos e deveres, o sistema escolar brasileiro está longe de funcionar adequadamente. Como podemos ver, se a constituição brasileira fosse realmente cumprida, esse seria sem dúvida o melhor país do mundo para se viver. Sem dúvida, é imprescindível respeitar a diversidade da população brasileira e criar uma constituição que valorize a educação. A partir do momento em que o Estado ou a União deixa de cumprir com seu papel desencadeia uma série de fatores problemáticos que se reflete nas demais instâncias. Não podemos deixar de lado a valorização do profissional da educação escolar que é um dos princípios da educação nacional que está escrito na LDB 9.394/96 e, que de longe está merecendo o respeito e pelos órgãos públicos e pela sociedade. O profissional da educação precisa de um tempo grande da sua vida, do seu tempo particular pra investigar e renovar seus conhecimentos porque as crianças têm sede de conhecer e entender o mundo que as rodeia. Dessa forma, é um desafio, pois exige muita coragem, força de vontade, vocação e amor.