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sexta-feira, 25 de abril de 2008

Troca de idéias

A atividade 6 de matemática envolvendo números e operações despertou uma curiosidade bem válida para enriquecer nosso trabalho pedagógico. Como aprendemos uns com os outros!!!! Entrei em alguns grupos e atividades e discussões riquíssimas para educadores. Os grupos estão divididos em séries, porém posso sempre adaptar as atividades para a realidade da minha turma. TERMINEI POR ANALISAR O GRUPO 8 E ESSA FOI MINHA POSTAGEM:

O grupo 8, do Pólo de Sapiranga, fez a sua atividade com alunos do primeiro ano.

Colocam que trabalham as quatro operações na forma de observações e práticas (atividades concretas). O grupo mostrou de forma bem sintetizada as funções dos números na nossa vida. Achei relevante que trabalham com bastante variedade e formas diferenciadas para trabalhar as quatro operações, cito aqui as dramatizações e materiais que as crianças gostam de manipular para chegarem aos seus objetivos. Realmente, conforme o grupo expôs, as maiores dificuldades estão, normalmente, na divisão e na multiplicação. Conforme o que lemos até aqui "...depende de como elas são ensinadas! Pela teoria dos campos conceituais, a compreensão dos conceitos referentes a essas operações deve começar a ser construída desde as primeiras séries, apesar de muitas escolas ainda inserirem esse conteúdo somente no currículo de turmas mais avançadas.”

A atividade sugerida sempre é bem aceita pelas crianças, porém poderia ser mais explorada. Num dos últimos questionamentos da atividade foi colocada a palavra “multiplicando as frutas” e, no meu entender, as crianças terão dificuldades em responder à questão. Os alunos só têm a ganhar quando aprendem todos os conceitos desde o início da escolaridade. Isto se confirma com a parte do texto que diz ”Problemas envolvendo ambas as situações devem ser explorados em um trabalho continuado que percorra toda a escolaridade.

Então, se eu que trabalho com educação infantil já trabalho as quatro operações, as meninas do grupo 8 do primeiro ano devem continuar a oferecer atividades desafiadoras e situações-problema que levem o aluno a desenvolver o seu raciocínio lógico-matemático de forma lúdica e agradável.

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