Lendo e analisando a matéria lida envolvendo questões matemáticas, eu acrescentaria alguns aspectos na minha atividade feita anteriormente descrevendo onde haveria matemática na minha vida. Em primeiro lugar, somente apontei lugares onde encontro a matemática observando a numeração. Não observei o quesito de espaço e forma. Sendo assim, acrescento que vejo a matemática em várias outras situações observando a localização espacial, medidas, as formas dos espaços que ocupamos, enfim muito mais do que eu relatei inicialmente. Meus alunos estão construindo muitos conceitos de localização no seu dia-a-dia quando são desafiados nas atividades que envolvem conceitos como perto, longe, ao lado, à frente, em cima, embaixo... As atividades de movimentação foram poucas vezes realizadas. Realizei, no início do ano, um passeio pela escola, porém com o objetivo de conhecer os setores da escola e sua localização. Termos como amplo, grande, formato, quantidade e tamanho não foram explorados neste momento. Considerei a matéria da professora Tatiana bem pertinente, pois ela conseguiu envolver sua turma com várias atividades bem interessantes dentro do seu propósito que era desenvolver conceitos de localização e espaço físico. Algumas destas atividades, tive oportunidade de aplicar com minha turma de estágio quarta-série e ela conseguiu aplicar com muito sucesso com uma turma de primeira-série. Lendo esse material percebo, agora, que posso explorar mais esses conceitos com os meus alunos para que daqui a algum tempo mais, eu possa definir melhor a maneira como meus alunos enxergam o mundo e de que maneira o representam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário