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domingo, 17 de maio de 2009

Racismo e discriminação

A realização da atividade da interdisciplina de Questões Étnicas mexeu muito comigo pessoal e profissionalmente nesta semana. Acredito que todos os segmentos da sociedade são responsáveis pelo baixo rendimento escolar e baixa autoestima dos alunos negros. É claro que tem todo um contexto histórico envolvido nas questões étnicas raciais, porém não podemos aceitar sempre estas justificações e aceitar as discriminações que acontecem. O texto "Autoimagem e Autoestima na criança negra" de Marilene Leal Paré coloca muito bem todas as dimensões que envolvem a questão dos negros na sociedade e reforça isso relatando "O aluno de origem afro, cuja escola não considere essas dimensões, poderá desenvolver mecanismos de defesa que prejudicariam o desenvolvimento pleno de sua aprendizagem."
Enfim, se este trabalho teve como objetivo fomentar no educador a consciência de que todos somos iguais e que somos seres humanos com sentimentos e, sobretudo, que o nosso trabalho positivo em relação ao tema proposto contribuirá para melhorarmos as condições destes alunos negros na “sociedade branca injusta”, o mesmo foi de grande valia tanto no aspecto profissional como pessoal. Parabéns para a equipe da Interdisciplina.

2 comentários:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Sirlei, muito importantes essas tuas reflexões. Pensando nas tuas propostas de atividade em sala de aula, como procuras desenvolver propostas que trabalhem a autoestima dos alunos? E qual o resultado que percebes com a proposta dessas atividades? Abração, Sibicca

Sirlei disse...

Oi Simone!
Com a minha turma de Educação Infantil, o que gera mais resultados para trabalhar a autoestima dos alunos são os jogos simples com poucas regras e as brincadeiras. Semana passada mesmo quando choveu vários dias ficamos mais na sala de aula e com isso ocupando o horário da pracinha com brincadeiras. Até os mais tímidos acabam se manifestando. Também costumo elogiá-los com suas roupas, cortes de cabelos nos meninos, boas ações que ocorrem na sala e utilizo muito e cobro as palavrinhas mágicas "obrigado, por favor, com licença, desculpa", uma pequena atenção quando percebemos o aluno triste... Enfim, penso que são muitas coisas que muitas vezes não estão lá explícitos no caderno de planejamento e que dão ótimos resultados para melhorar a autoestima dos alunos