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domingo, 21 de outubro de 2007

Ludicidade e Educação

Essa semana, realizando a atividade da interdisciplina de Ludicidade, pude perceber a importância dos jogos em todas as atividades e disciplinas. Sempre pensei no jogo como uma forma de atividade onde possa haver concentração e atenção. Li um trecho do texto de Caillois (1986) " o jogo é uma atividade livre e voluntária, fonte de alegria e diversão. Predomina a incerteza e o caráter improdutivo de não criar nem bens nem riquezas. Acredita que somente se joga quando é do desejo do sujeito: quando ele quer e o tempo que quiser. Acredita-se que jogo é muito mais do que uma situação estruturada pelo tipo de material." Fiquei muito apreensiva quando diz que somente se joga quando é do desejo do sujeito, quando ele quer e pelo tempo que ele quiser. Evidências disto temos em nossa sala de aula: Quando o jogo não interessa e não há o desejo, parece que as crianças participam porque a professora está "mandando" jogar. Devemos nos questionar da realização dos jogos e torná-los atrativos e disponibilizados em todas as áreas.

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