
Sendo assim, entendo por currículo, todos os conteúdos que devo trabalhar com o meu aluno, então, quando inicio um projeto devo observar quais conteúdos dentro das disciplinas que consigo enquadrar e que estão lá no currículo da escola.
Já no início do ano devo me lembrar que o projeto político-pedagógico da escola segue a linha pedagógica construtivista ou outra conforme a escola, então o nosso conteúdo deve ser ensinado conforme o projeto político-pedagógico da escola. Na escola que leciono, educação infantil, o projeto político-pedagógico foi elaborado conjuntamente. Nós, os professores, e a direção redigimos todo o conteúdo do projeto.
A didática é a forma como vou ensinar os conteúdos. Envolve técnicas, maneiras, recursos e muita criatividade. Saliento aqui a importância de todos os professores cursar o Magistério. Refiro-me aos professores que ingressam na faculdade sem passar pelo magistério e que não tem tantas didáticas.
A didática, dos temas abordados acima, é a mais importante. Porque se eu não procuro a melhor maneira do aluno aprender, diversificar as aulas e assim tornar as aulas dinâmicas, de nada vale ter o currículo a ser aprendido e o projeto político-pedagógico escrito lá na sala de professores ou mesmo na direção."
O trecho acima foi copiado da atividade inicial da interdisciplina de EPPC.
Revendo esses conceitos, penso que...
(postagem em construção)
2 comentários:
Oi Sirlei, estou ansiosa para ver o que pensaste a partir da revisita aos conceitos elaborados no começo da interdisciplina. Aguardo a construção da tua postagem para visitar novamente!! Abração, Sibicca
Oi, Sirlei,foi muito bom o trecho que tiraste e postaste sobre a disciplina de EPPC, agora tens que elaborar tua refelxão sobre o assunto.Começa por as mudanças, se ouveram, na tua pratica pedagogica.
Maria del Carmen
Postar um comentário