Dentre todas as comparações feitas pelo autor, a que mais me angustiou é que, nós professores, agimos sobre nosso objeto de trabalho sem saber ao certo se os resultados foram realmente atingidos. Nós professores, educadores temos a importante tarefa de buscar cada vez mais oferecer uma escola que desperte o interesse e o prazer pela busca da aprendizagem e do crescimento individual e coletivo.
Podemos dizer que a pedagogia deve ser associada a uma prática social global e complexa, interativa e simbólica ao mesmo tempo. Analisando o trabalho docente, o professor é sujeito do seu próprio trabalho e ator da sua pedagogia, ou seja, da prática do profissional “... guiada por uma ética do trabalho confrontada diariamente com problemas para as quais não existem receitas prontas, mas que podem ser apoiadas numa visão de mundo, de homem e de sociedade.” (Tardiff)
Podemos dizer que a pedagogia deve ser associada a uma prática social global e complexa, interativa e simbólica ao mesmo tempo. Analisando o trabalho docente, o professor é sujeito do seu próprio trabalho e ator da sua pedagogia, ou seja, da prática do profissional “... guiada por uma ética do trabalho confrontada diariamente com problemas para as quais não existem receitas prontas, mas que podem ser apoiadas numa visão de mundo, de homem e de sociedade.” (Tardiff)
Nenhum comentário:
Postar um comentário