">

domingo, 29 de março de 2009

Trabalhando identidade...


Quero registrar aqui algumas descobertas e certezas que tive após a aula presencial da interdisciplina QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO: SOCIOLOGIA E HISTÓRIA . Conheço a importância de trabalhar-se com a criança a questão da sua identidade. Porém, na aula ficou muito mais clara sua importância. As crianças, como seres ou indivíduos com mentes construídas e em construção, são bastante diversificadas, tanto física quanto orgânica, quanto cultural e histórico. Sempre é importante que haja respeito a essas diferenças que as mesmas sejam trabalhadas para uma individualidade onde haja posicionamento como pessoa e cidadão. A criança precisa reconhecer-se como parte integrante da família, da escola, da comunidade, demonstrando necessidades, interesses, expressando desejos, sentimentos, vontades e desagrados e que, ao final, atinja gradativa autonomia. Nós professores somos parte importante neste processo podendo definir o futuro desta criança.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Sirlei, muito interessante esses aspectos que percebestes na aula da interdisciplina. Certamente trabalharás com teus alunos tendo maiores subsídios para justificar tuas escolhas por essa ou aquela atividade. Abração, Sibicca