">

domingo, 5 de abril de 2009

Conhecimento e Aprendizado
O que é conhecimento?
O que é aprendizado?
Como esse processo acontece?






Pela Epistemologia Genética alguns mecanismos de aprendizado:

Vygotsky (aprendizado pela motivação)
Piaget (teoria cognitiva, onde o indivíduo aprende através do equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, resultando em adaptação)
Behaviorista (aprendizagem se dá pelo condicionamento, baseado na relação estímulo/resposta)
Gestalt (aprendizado pela observação)
O aprendizado se dá “através da união dos conhecimentos já adquiridos do aluno, através de sua genética, estrutura familiar e social, com sua vontade de aprender”, ou seja, todos os mecanismos defendidos por: Vygotsky, Piaget, Gestalt, Watson, são todos eficazes. O indivíduo terá um maior aprendizado se for motivado, onde possa assimilar e adaptar-se ao que lhe está sendo assimilado, estimulado a encontrar uma resposta a sua problemática, puder observar seu meio, não apenas adquirindo dados, mas tentando melhorá-los para seu próprio benefício e de toda sociedade.
Assim o Construtivismo, a prática de estimular, mostra que o indivíduo teria maior plenitude onde o conhecimento é ativamente construído pelo aprendiz e não apenas transmitido pelo professor e passivamente apreendido pelo aluno
De quem é a responsabilidade pela aprendizagem?
A responsabilidade de uma boa aprendizagem não é apenas do professor e do aluno. A escola em si deve ser receptiva aos métodos de ensino adotados, aos mecanismos e técnicas que envolvam uma eficiência no processo de aprendizagem deste aluno.








Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Sirlei, trazes aspectos interessantes das teorias de aprendizagem para discutirmos. Porém, colocas que "todos os mecanismos defendidos por: Vygotsky, Piaget, Gestalt, Watson, são todos eficazes". Será que podemos pensar as propostas desses pensadores como intercambiáveis? Para refletirmos... Abração, Sibicca