Na evolução da Educação Especial, percebe-se a repressão e condenação dos que eram portadores de alguma necessidade especial, porém muita coisa mudou para melhor, mas ainda há a necessidade de incluir proporcionando um bom atendimento.
Para esses alunos devem existir estímulos e possibilidades de interação e crescimento. Pela nossa falta de preparo, estaremos excluindo ao invés de incluir. Em contrapartida, na nossa prática pedagógica lidamos com a diversidade na sala de aula, precisando atender de maneiras diferentes os alunos, para que todos possam construir o conhecimento. Somente desta maneira é que a inclusão pode ser muito significante havendo interação, troca, cooperação, coleguismo, onde todos se sintam parte importante de um grupo em busca de aprendizagem. Como podemos constatar , existem vários dispositivos legais que possibilitariam a inclusão social, mas entre o que está na lei e o que é feito na prática tem uma enorme diferença. Ainda esbarra-se em muito preconceito. Estes preconceitos ainda estão muito arraigados pelos próprios familiares que condenam os que mais necessitam de apoio a levarem uma vida de exclusão.
Para esses alunos devem existir estímulos e possibilidades de interação e crescimento. Pela nossa falta de preparo, estaremos excluindo ao invés de incluir. Em contrapartida, na nossa prática pedagógica lidamos com a diversidade na sala de aula, precisando atender de maneiras diferentes os alunos, para que todos possam construir o conhecimento. Somente desta maneira é que a inclusão pode ser muito significante havendo interação, troca, cooperação, coleguismo, onde todos se sintam parte importante de um grupo em busca de aprendizagem. Como podemos constatar , existem vários dispositivos legais que possibilitariam a inclusão social, mas entre o que está na lei e o que é feito na prática tem uma enorme diferença. Ainda esbarra-se em muito preconceito. Estes preconceitos ainda estão muito arraigados pelos próprios familiares que condenam os que mais necessitam de apoio a levarem uma vida de exclusão.
2 comentários:
Oi Sirlei, nessa postagem trazes considerações relevantes para pensarmos a inclusão e seu processo. Seria interessante que pudesses estabelecer um vínculo mais estreito entre essas tuas reflexões e os textos ou materiais que as proporcionaram. Por exemplo, destacas algum texto que tenha te mobilizado para essas reflexões? Abração, Sibicca
Oi Simone!
Para fazer esta postagem considerei o texto "História, deficiência e educação especial" de Arlete Aparecida Bertoldo Miranda, onde ela diz "Em lei,muitas conquistas foram alcançadas. Entretanto, precisamos garantir que essas conquistas, expressas nas leis, realmente possam ser efetivadas na prática do cotidiano escolar..." sendo assim penso como a própria autora coloca quando relata que apenas a presença física do aluno deficiente na classe regular não é garantia de INCLUSÃO!
Abração Sirlei
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