Piaget chegou a todas estas conclusões com base em observações repetidas de crianças em contexto natural, todo este trabalho deu origem a uma nova significativa teoria sobre o progresso de desenvolvimento cognitivo através de estádios, estádios esses que se definem em função do sistema de pensamento. Entretanto, ainda “apesar de a criança geralmente pensar de acordo com o estádio apropriado à sua idade, por vezes é capaz de um pensamento próprio do estádio seguinte e os professores devem encorajar esse desenvolvimento, isto porque é a criança que está a evoluir por si sem pressões do exterior.” (http://filosofianaesen.no.sapo.pt/Joana%20Vieira.pdf)
Cada estádio é definido por diferentes formas do pensamento. A criança deve atravessar cada estádio segundo uma sequência regular, ou seja, os estádios de desenvolvimento cognitivo são sequenciais. Se a criança não for estimulada / motivada na devida altura não conseguirá superar o atraso do seu desenvolvimento. Assim, torna-se necessário que em cada estádio a criança experiencie e tenha tempo suficiente para interiorizar a experiência antes de prosseguir para o estádio seguinte.
Normalmente, a criança não apresenta características de um único estádio, com exceção do sensório - motor, podendo refletir certas tendências e formas do estádio anterior e / ou posterior. Ex. : uma criança que se encontre no estádio das operações concretas pode ter pensamentos e comportamentos característicos do pré-operatório e / ou algumas atitudes do estádio das operações formais.
Quando me propus a ler o material e pesquisar sobre o tema proposto é que percebi a dimensão da atividade: teria a oportunidade de analisar meus alunos dentro dos estádios de desenvolvimento conforme Piaget. Pensei neles com muito carinho e a cada etapa que conseguia relacionar encheu-me , de certa forma, de orgulho por estar participando com eles de tantas descobertas.
Cada estádio é definido por diferentes formas do pensamento. A criança deve atravessar cada estádio segundo uma sequência regular, ou seja, os estádios de desenvolvimento cognitivo são sequenciais. Se a criança não for estimulada / motivada na devida altura não conseguirá superar o atraso do seu desenvolvimento. Assim, torna-se necessário que em cada estádio a criança experiencie e tenha tempo suficiente para interiorizar a experiência antes de prosseguir para o estádio seguinte.
Normalmente, a criança não apresenta características de um único estádio, com exceção do sensório - motor, podendo refletir certas tendências e formas do estádio anterior e / ou posterior. Ex. : uma criança que se encontre no estádio das operações concretas pode ter pensamentos e comportamentos característicos do pré-operatório e / ou algumas atitudes do estádio das operações formais.
Quando me propus a ler o material e pesquisar sobre o tema proposto é que percebi a dimensão da atividade: teria a oportunidade de analisar meus alunos dentro dos estádios de desenvolvimento conforme Piaget. Pensei neles com muito carinho e a cada etapa que conseguia relacionar encheu-me , de certa forma, de orgulho por estar participando com eles de tantas descobertas.
Um comentário:
Oi Sirlei, que ótimo que percebes essa teoria como uma forma possível de compreender os processos de aprendizagem dos teus alunos. Seria legal, em uma próxima postagem, relatar alguma situação em que consegues "ver" essa teoria na prática. Abração, Sibicca
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