Faz algum tempo que estou engajada no PROJETO DOURADO do município de Sapiranga como membro permanente. O Projeto visa capacitar multiplicadores de ações pró-ambientais dentro da sua escola e da localidade. Esta é minha tarefa dentro da escola que trabalho. Procuro sempre orientar e sugerir projetos aos alunos e colegas sobre a questão ambiental. Desta maneira, sempre pensei que todos estavam realizando atividades que eram sugeridas nas reuniões de professores que defendam as águas e meio ambiente da escola e do bairro. Esta semana, fui surpreendida ao saber que nem todos os colegas estavam contentes com tarefas que a professora Sirlei estava impondo ao grupo e que já tinham muitas atividades para fazer... Pensando como professora e pessoa preocupada com a questão ambiental, não poderia imaginar que nem todos compartilham desta preocupação. Para mim, era uma questão óbvia, trabalhar o meio ambiente diariamente com os alunos é meu compromisso. Por conseguinte, estou um pouco desanimada com os acontecimentos. Entretanto, após o primeiro impacto, penso que isto está servindo para refletir minha prática dentro do projeto e, talvez, modificar ações para permanecer no meu objetivo dentro do Projeto Dourado. Enfim, depois da tempestade vem a bonanza... Este esquema faz parte da ação pedagógica: fazer, refletir, refazer...
Um comentário:
Oi Sirlei, legal essa tua reflexão, é o repensar a prática. Quem sabe revendo a forma como as propostas estão sendo feitas para os colegas? Abração!!
Postar um comentário