Conforme os semestres/eixos foram passando é que podemos acompanhar nosso crescimento como alunas do PEAD. No eixo VII fizemos a atividade de analisar os PAs das colegas e, através da mesma é que aprimoramos nosso poder de concentração, criticidade e argumentação. Afinal, este é um dos objetivos do curso: formar profissionais críticos e argumentativos. Encontrei este trecho no portfolio que me fez refletir na época e concluir que em todos os semestre, as interdisciplinas se interligavam “Acredito que neste semestre a comunicação na forma da fala, escrita e leitura, estará interligada às demais interdisciplinas, principalmente à Interdisciplina de Didática e, da mesma forma, de Libras.”Acredito que a Interdisciplina de Didática serviu para “costurar” todos nossos aprendizados quando precisamos analisar as melhores etapas do planejamento pedagógico bem como relacionar as discussões teóricas com as nossas práticas cotidianas e, também, dentro do estágio supervisionado. Podemos refletir nas nossas ações quando muito da elaboração do planejamento fica a cargo de puro pensamento hipotético, pois é preciso imaginar tanto as situações como as respostas dos alunos, as condições climáticas favoráveis para o desenvolvimento de certas atividades, a distribuição de tempo das atividades no semestre... Foi nesta fase que passei a pensar na prática em “quem servir e para que“ ao invés de priorizar o “como” fazer.
Também foi neste eixo que conhecemos de perto a realidade da EJA quando realizamos uma saída de campo em grupo o qual resultou na apresentação de pôster sobre as aprendizagens. Pensando em tudo isto podemos concluir que toda alfabetização é um desafio.Tratando-se de alfabetização de adultos esse desafio torna-se maior, considerando que o adulto possui uma leitura de mundo mais profunda devido sua participação na construção da sociedade e sua participação em grupos de trabalho, religião e lazer.
Após as leituras disponíveis da Interdisciplina de Libras, hoje consigo ter uma posição mais clara sobre o assunto, pois até o momento os surdos eram tidos somente como alunos de inclusão. Penso que a interdisciplina de Libras foi um grande desafio pra mim. Primeiro pela dificuldade de entendimento dos sinais e, depois pela realização dos movimentos já que tenho uma pequena dificuldade na coordenação motora para isso. Mas acredito que treinando poderia conseguir melhorar esta parte. Fica mais um desafio pra mim.
Após as leituras disponíveis da Interdisciplina de Libras, hoje consigo ter uma posição mais clara sobre o assunto, pois até o momento os surdos eram tidos somente como alunos de inclusão. Penso que a interdisciplina de Libras foi um grande desafio pra mim. Primeiro pela dificuldade de entendimento dos sinais e, depois pela realização dos movimentos já que tenho uma pequena dificuldade na coordenação motora para isso. Mas acredito que treinando poderia conseguir melhorar esta parte. Fica mais um desafio pra mim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário