">

domingo, 7 de novembro de 2010

Pensando no semestre 6...

Analisando minhas postagens durante o eixo VI percebi que passamos a utilizar com maior frequencia o recurso do Fórum dentro do ambiente ROODA. Acredito que alcanço melhor entendimento/compreensão desta maneira e que há necessidade de debates sobre os textos lidos, assim consegue-se enxergar como os colegas pensam, tirar dúvidas, contrapor minhas opiniões, enfim os fóruns enriquecem as temáticas, diferentemente de quando somente postamos os trabalhos e há um retorno do professor. O fórum tem esta função de ampliar os horizontes...
Também pudemos enxergar mais as crianças para o sentido das diferenças e das inclusões onde compreendeu-se que a realidade é pouco inclusiva e muito econômica sendo chamada de integração não-planejada segundo FERREIRA 2000.

Na interdisciplina Questões étnico-raciais na educação: sociologia e história demos ênfase, inicialmente, à identidade das crianças como seres ou indivíduos com mentes construídas e em construção, que são bastante diversificadas, tanto física quanto orgânica, quanto cultural e histórico. Sempre é importante que haja respeito a essas diferenças e que as mesmas sejam trabalhadas para uma individualidade onde haja posicionamento como pessoa e cidadão. Depois disto dei maior importância em trabalhar com os alunos na sua identidade e posterior autonomia.
A questão do desenvolvimento foi discutida em Psicologia II e Filosofia refletindo sobre a condição do professor ser o único responsável pela formação do caráter do aluno. O caráter da pessoa não depende só do professor mas, muito depende do interesse do aluno e como ele resolve situações na sua vida. A autoestima também esteve em evidência onde muitas coisas que não estão lá explícitos no caderno de planejamento e que dão ótimos resultados para melhorar a autoestima dos alunos são trabalhados, assim como elogiá-los com suas roupas, cortes de cabelos nos meninos, boas ações que ocorrem na sala, o uso das palavrinhas mágicas "obrigado, por favor, com licença, desculpa", uma pequena atenção quando percebemos o aluno triste...

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Nessa postagem também destacas pontos importantes para refletirmos.
Abração!!