As atividades feitas nos eixos IV e V foram bem recebidas e aproveitadas em sala de aula. Vários conceitos de matemática foram reaprendidos como classificação e seriação onde devemos aproveitar as situações do dia-a-dia da sala de aula para trabalhar esses conceitos, como no momento de guardar os brinquedos, na rodinha, na formação da fila e muitas outras oportunidades. Trabalhamos com o texto colaborativo onde aprendemos a importância de sempre estar trabalhando com o nosso aluno as formas de cooperação, colaboração e interação. Mesmo não tendo laboratório de informática na maioria das escolas, essa é uma tendência para nosso futuro próximo. Ana Margô Mantovani relata que “Estamos incorporando ao processo de aprendizagem colaborativa o paradigma da interdisciplinaridade, da interatividade e da cooperação. Este é o paradigma da escola do terceiro milênio que, intermediado pela tecnologia, oportuniza a construção compartilhada do conhecimento. E, é justamente aqui que as aplicações das novas tecnologias da informação e da comunicação têm papel de destaque. Utilizar estas ferramentas para otimização do novo paradigma implica em rever concepções sobre interação, cooperação e colaboração e ao final incorporá-los aos ambientes de aprendizagem computadorizados.”
A interdisciplina Representação do Mundo pelos Estudos Sociais mudou significadamente meus conceitos quanto à ênfase do tempo e espaço. Hoje, a partir da leitura das unidades do livro "Estudos Sociais: Teoria e Prática" percebo que podemos "...oferecer à criança oportunidades onde ela possa analisar os espaços sociais, compreendendo esses espaços como construções do homem, em determinado tempo de uma sociedade."
Durante estes semestres, as aprendizagens tecnológicas contribuíram muito para o desenvolvimento das atividades mostrando sempre o lado desafiador de buscar o conhecimento para a consolidação da aprendizagem. Nesse período, aprendi que devemos olhar para o aluno de outra maneira, tendo a mesma curiosidade e vontade de aprender e, juntar-se ao aluno na busca do novo.
Iniciamos neste periodo a trabalhar com o Projeto de Aprendizagens na forma de grupos. Novamente percebi a importância do trabalho em grupo onde aparece a cooperatividade como principal desencadeador das aprendizagens.
Conforme nosso curso foi se desenvolvendo, notei a relevância de estudarmos a história do processo e evolução da educação e, sempre, tudo aliado ao contexto histórico da época para compreendermos melhor as políticas públicas e formas de gestão. O professor é sujeito do seu próprio trabalho e ator da sua pedagogia, ou seja, da prática do profissional “... guiada por uma ética do trabalho confrontada diariamente com problemas para as quais não existem receitas prontas, mas que podem ser apoiadas numa visão de mundo, de homem e de sociedade.” (Tardiff).
Iniciamos neste periodo a trabalhar com o Projeto de Aprendizagens na forma de grupos. Novamente percebi a importância do trabalho em grupo onde aparece a cooperatividade como principal desencadeador das aprendizagens.
Conforme nosso curso foi se desenvolvendo, notei a relevância de estudarmos a história do processo e evolução da educação e, sempre, tudo aliado ao contexto histórico da época para compreendermos melhor as políticas públicas e formas de gestão. O professor é sujeito do seu próprio trabalho e ator da sua pedagogia, ou seja, da prática do profissional “... guiada por uma ética do trabalho confrontada diariamente com problemas para as quais não existem receitas prontas, mas que podem ser apoiadas numa visão de mundo, de homem e de sociedade.” (Tardiff).
Um comentário:
Oi Sirlei!
Boa retomada, destacas pontos importantes trabalhados nos semestres.
Abração!
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