">

domingo, 10 de outubro de 2010

REFLEXÃO SOBRE AS INTERDISCIPLINAS DO 1º SEMESTRE

A proposta do seminário em refletir sobre os semestres passados, inicialmente, veio como uma tarefa a mais para fazer em meio à árdua e complexa construção metódica do Trabalho de Conclusão do Curso. Entretanto, depois que iniciei a rever o material solicitado, minha visão modificou-se totalmente, pois está sendo uma maneira de refletir sobre as práticas e continuar a fazer uso das aprendizagens feitas em semestres anteriores que, às vezes, ficam um pouco de lado. Agora, tentando me justificar, acredito que estava muito focada no TCC devido a pequenos tropeços iniciais que já foram superados e estou mais tranqüila para abrir o olhar para mais direções. As interdisciplinas que mais chamaram minha atenção no primeiro semestre foram Ludicidade, Música e Teatro, já que foram muito práticas. Desde o início do curso trabalho com turmas de Jardim (4-5 anos) e nessa faixa etária fazemos uso da ludicidade em todas as ações pedagógicas. E, a música e o teatro complementam tais ações. Tento cada vez mais colocar o lúdico na minha prática pela sua importância no desenvolvimento integral das crianças. Podemos introduzir uma infinidade de conteúdos/temas fazendo uso do lúdico, da música, do teatro, e não esquecendo da contação de história. Proporcionando aulas que incluam o movimento a criança acaba por aprender de forma bem mais prazerosa. Na época, Tânia Fortuna disse em sua entrevista, que “a criança brinca de trabalhar e não há nada mais sério do que alguém brincando, e que o adulto trabalha brincando quando isso lhe dá prazer, sendo ele mais realizado.” Outro aprendizado importante, do qual fiz uso nas minhas práticas foram as releituras de obras de arte, as quais não havia entendimento inicialmente."Há uma grande distância entre releitura e cópia. A cópia diz respeito ao aprimoramento técnico, sem transformação, sem interpretação, sem criação. Já na releitura há transformação, interpretação, criação com base num referencial, num texto visual que pode estar explícito ou implícito na obra final. Aqui o que se busca é a criação e não a reprodução de uma imagem. No entanto, muitos professores, em nome da Proposta Triangular, estão trabalhando a releitura como cópia nas escolas."Segundo Pillar (1991, p.18) Texto retirado do rooda/aulas na interdisciplina de Artes Visuais.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Sirlei!!
Que ótimo que a atividade está ganhando outro sentido. Espero encontrar novas reflexões tuas nesse espaço. Abração!!