Acredito que neste semestre a comunicação na forma da fala, escrita e leitura, estará interligada às demais interdisciplinas, principalmente à Interdisciplina de Didática e, da mesma forma, de Libras.
O principal objetivo da linguagem ainda é a comunicação que é construída pela sociedade e transmitida culturalmente. Dalla Zen e Trindade com o texto “A leitura, a escrita e a oralidade como artefatos culturais.” 2002, colocam que tanto a fala, quanto a escrita e a leitura sofrem alterações constantes, sendo que essas alterações aparecem dependendo do grupo social a que cada indivíduo vive, na fala, dependerá também do público que irá nos ouvir. Essas diferenciações também são verificadas na nossa prática escolar quando, por exemplo, explico o conteúdo para os meus alunos de Jardim Nível A. Muitas vezes tenho que alterar minha linguagem ao nível deles para que haja compreensão do que será transmitido. Embora modifique minha linguagem um pouco, procuro também variar esta linguagem para que aumentem seu vocabulário, o que é muito importante para eles. Na verdade, nos colocamos no lugar dos alunos, de forma a preocupar-se com a compreensão e a aprendizagem de novas palavras. Na escola, devemos nos ater sobre os processos de planejamento e avaliação da fala, escrita e leitura dos alunos, de forma a fomentar mais relações de inclusão das diferenças em sala de aula. Esta questão consegue ampliar ainda mais minha reflexão sobre o planejamento. Na Educação Infantil não temos o compromisso de alfabetizar, porém mostramos e oferecemos um ambiente alfabetizador Entretanto, o aluno saberá bem que o objetivo da forma escrita e da leitura é a comunicação. Geralmente, eles conseguem visualizar e compreender isto quando fazemos coletivamente um texto que ao ser fixado em algum lugar, os demais podem compreender o que pensamos e escrevemos. Nós, da Educação Infantil, não nos somente preocupamos com as atividades programadas, mas com muita sutileza também procuramos inserir os alunos já no mundo da alfabetização, respeitando o interesse e o desenvolvimento de cada um, conforme a tutora Cristiane Todeschini realizou comentários referindo-se à atividade proposta no módulo 1.
O principal objetivo da linguagem ainda é a comunicação que é construída pela sociedade e transmitida culturalmente. Dalla Zen e Trindade com o texto “A leitura, a escrita e a oralidade como artefatos culturais.” 2002, colocam que tanto a fala, quanto a escrita e a leitura sofrem alterações constantes, sendo que essas alterações aparecem dependendo do grupo social a que cada indivíduo vive, na fala, dependerá também do público que irá nos ouvir. Essas diferenciações também são verificadas na nossa prática escolar quando, por exemplo, explico o conteúdo para os meus alunos de Jardim Nível A. Muitas vezes tenho que alterar minha linguagem ao nível deles para que haja compreensão do que será transmitido. Embora modifique minha linguagem um pouco, procuro também variar esta linguagem para que aumentem seu vocabulário, o que é muito importante para eles. Na verdade, nos colocamos no lugar dos alunos, de forma a preocupar-se com a compreensão e a aprendizagem de novas palavras. Na escola, devemos nos ater sobre os processos de planejamento e avaliação da fala, escrita e leitura dos alunos, de forma a fomentar mais relações de inclusão das diferenças em sala de aula. Esta questão consegue ampliar ainda mais minha reflexão sobre o planejamento. Na Educação Infantil não temos o compromisso de alfabetizar, porém mostramos e oferecemos um ambiente alfabetizador Entretanto, o aluno saberá bem que o objetivo da forma escrita e da leitura é a comunicação. Geralmente, eles conseguem visualizar e compreender isto quando fazemos coletivamente um texto que ao ser fixado em algum lugar, os demais podem compreender o que pensamos e escrevemos. Nós, da Educação Infantil, não nos somente preocupamos com as atividades programadas, mas com muita sutileza também procuramos inserir os alunos já no mundo da alfabetização, respeitando o interesse e o desenvolvimento de cada um, conforme a tutora Cristiane Todeschini realizou comentários referindo-se à atividade proposta no módulo 1.
Um comentário:
Oi Sirlei, muito legal essa tua postagem! Trazes elementos do texto e exploras como trabalhas a linguagem com os teus alunos. Abração, Sibicca
Postar um comentário