Este método tem por objetivo analisar o modo de pensar das crianças.. "É um procedimento para investigar como as crianças pensam, percebem, agem e sentem, que procura descobrir o que não é evidente no que os sujeitos fazem ou dizem, o que está por trás da aparência de sua conduta, seja em ações ou palavras" (Delval, 2002, p. 67). Meu grupo realizou o método da conservação de massa que consiste em apresentar duas massas de tamanhos iguais, ao longo da atividade ir mudando a forma, mas sem mudar o peso. Ir questionando a criança onde tem mais massa. Nem sempre o que se espera é o óbvio. Uma criança de nove anos, por exemplo, teria que ter esta capacidade. Mas para nossa surpresa, alguns alunos, como podemos conversar na aula presencial, com nove anos ainda não haviam adquirido a capacidade de conservar o conhecimento posterior, confundindo-se muitas vezes nas respostas. Achei então o método, bem interessante e assim, podemos ver como está o desenvolvimento do pensamento do meu aluno, como às vezes, é tão difícil para ele entender e assimilar certos conhecimentos. O mais importante de tudo é que ficou claro, através das palavras da professora, que quando estivermos nesta situação, temos que baixar o nível das nossas perguntas aos alunos que ainda não estão nesta etapa para que ele consiga acompanhar os demais em sala de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário