Conforme a proposta da atividade de LIBRAS, podemos comparar a história dos surdos com a história de vida do menino selvagem e a história do menino Jonas de uma forma bem paralela onde, apesar de passadas épocas, a discriminação e o preconceito ainda permanecem e atrapalham a vivência em sociedade. É surpreendente como desde a Idade Média os surdos eram vistos como sujeitos estranhos e objetos de curiosidades da sociedade e não usufruíam de todos os direitos como cidadãos. Jean fez várias tentativas de educar o menino Víctor realizando registros e fazendo reflexões de como deveria agir. Num momento do filme Jean testa o menino se ele estaria somente agindo através de resposta/estímulo ou se realmente ele havia abstraído o senso de justiça. Com pesar ele testou o menino e para sua surpresa o menino realmente já tinha consigo o senso de justiça. Porém ele ainda teria um grande trabalho pela frente, assim como nós educadores com os alunos surdos ou mesmo os ouvintes. No filme, o carinho da governanta foi fundamental para Victor, e isso deixou claro que independente de quem somos, precisamos de carinho, atenção e amor para haver uma adaptação ao que lhe parece novo. As pessoas portadoras de alguma necessidade estão buscando cada vez mais seu espaço dentro da sociedade e cabe à sociedade ser facilitadora desta interação para que aumentem cada vez mais sua participação e consequentemente a autoestima. Podemos conviver em harmonia respeitando individualidades e diferenças através da valorização das potencialidades que cada indivíduo possui. Em primeiro lugar, a discriminação e o preconceito devem estar longe das salas de aula e dos lares das famílias que possuem membros com alguma “diferença” para que se sintam integrados de forma positiva encontrando sempre apoio para lutar em sua defesa. Os surdos precisam ter sua forma de comunicação preservada e estimulada pelos pais e professores. Conforme foi dito no enunciado da atividade, “há muito tempo, ser surdo era enfrentar grandes batalhas, defendendo sua língua, sua comunidade, seus direitos e sua identidade. Alcançar esses conhecimentos no momento atual significa uma grande conquista, no mundo pós-moderno, em que os surdos estão situados em outros tempos, outros espaços, com outros desafios.”
2 comentários:
Oi Sirlei, legal essa tua postagem, trazes reflexões pessoais e cenas do filme para apoiá-las. Também trazes um link com a própria proposta da atividade. Abração!!
Ok Sibbica!
Estou aprendendo bastante com esta interdisciplina e, ela está auxiliando nas minhas reflexões e na minha prática também.
Abração!
Sirlei
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