Segundo Paulo Freire o primeiro passo é partir da leitura de mundo que o aluno possui, ou seja, antes de qualquer coisa devemos conhecer a realidade do educando. Quem são? Onde vivem? Como Vivem? O que sabem? Quais são os seus sonhos? Percebendo que aprendemos melhor a partir das próprias vivências é que Paulo Freire deu origem a uma proposta pedagógica envolvendo os temas geradores quando diz que “o momento deste buscar é o que inaugura o diálogo da educação como prática da liberdade. É o momento em que se realiza a investigação do que chamamos de universo temático do povo ou o conjunto de seus temas geradores” (Freire, 2005). No encontro presencial de Didática e Eja, constatamos diversos elementos necessários para a aprendizagem tanto de adultos como de jovens e crianças. É a partir da leitura de mundo, da vivência do aluno, que se dispõem de palavras chaves para buscar aprendizagens. Nesse contexto é muito importante o papel da professora que serve como mediadora e precisa ter um perfil de acolhedora. Freire define bem a condição de diálogo dentro do texto quando fala “Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão.” (Dialogicidade – essência da educação como prática da liberdade) Na minha prática escolar pude observar todos os aspectos apontados no enfoque Temas Geradores da Interdisciplina Didática, Planejamento e Avaliação, pois trabalho com Educação Infantil e, neste período, a dialogicidade e a vivência das crianças são fatores determinantes para atingir o processo alfabetizador. A escola pode oferecer uma educação transformadora que possibilita a reconstrução do saber através do desequilíbrio, isto é, partindo do saber cotidiano e redescobrindo novas formas de aprender, inclusive em cima da “pedagogia do erro” quando o aluno aprende a partir do seu erro, pois errando ele desequilibra e reflete sobre novas maneiras de acertar.
2 comentários:
Oi Sirlei, essa tua postagem está excelente! Trazes a tua reflexão pessoal juntamente com o texto. Ressalta recortes do texto e remete o leitor para o material na íntegra através do link. Abração!!
Oi Sibbica!
Realmente estou me empenhando em fazer boas reflexões para meu aprendizado e, consequentemente, espero ter bons subsídios para a contrução do workshop no final so semestre.
Abraços Sirlei
Postar um comentário