Lendo o texto: "Consciência Fonológica:o que é. para que serve e qual sua relação com o aprendizado da leitura e da escrita?(Jornal Letra A - jun/jul.2005) podemos dizer que a consciência fonológica é a última capacidade que a criança tende a adquirir, pois assim ela consegue analisar os fonemas e relacionar esses fonemas com as "letras". Acredito que quando a criança consegue fazer relação da fala com a escrita, ela começa a entender o processo de leitura e escrita. Da mesma forma que trabalhar com vários tipos de textos contribui em muito no processo de alfabetização, a oralidade é bastante trabalhada neste tipo de proposta. A leitura complementar “Práticas de leitura, escrita e oralidade na educação infantil e no primeiro ano do ensino fundamental” DONAT, 1990 nos remete ao trabalho com diversos textos que contenham palavras já conhecidas pelas crianças, que elas já tenham visto escritas ou mesmo escutado com alguma frequência, sendo desta maneira mais fácil para que retenham o texto e associem sílabas destas palavras com outras sílabas. Minha turma de JNA gosta muito de uma atividade que faço com eles onde exploro as sílabas das palavras , os “pedacinhos” como digo para eles. Coloco as palavras conhecidas deles e que apareceram no trabalho do dia no quadro. Então, combinamos que para cada pedacinho da palavra que falamos daremos um pulinho, ou batemos palmas, ou batemos o pé, enfim eles mesmo dão sugestões dos movimentos. Penso que este tipo de atividade contribui muito para a conscientização da escrita e leitura.
Um comentário:
Oi sirlei! Legal essa tua postagem,trazes o referencial a partir do qual teces tuas reflexões e, ao final da postagem, resgatas um exemplo de atividade feita com os alunos e que qualifica tua postagem. Abração!!
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