Após as leituras disponíveis da Interdisciplina de Libras, hoje consigo ter uma posição mais clara sobre o assunto, pois até o momento os surdos eram tidos somente como alunos de inclusão. Inicialmente, o surdo é um sujeito completo e tem plenas condições de responder por suas atitudes. Propor uma educação inclusiva, com professores também surdos ou que saibam a língua de sinais, torna a escola um espaço de comunicação mais clara e satisfatória entre professor e aluno, mantendo uma maior socialização. Conhecer a história dos surdos e os problemas que enfrentavam em cada época só faz com que tenhamos mais respeito com sua cultura. A partir do texto proposto para esta atividade onde relata-se que "... muitos educadores hoje defendem a educação bilíngüe e a importância de que as crianças surdas iniciem sua escolarização junto a outros colegas surdos e com professores que saibam a língua de sinais, preferencialmente surdos, pois além de usuários naturais da língua de sinais, eles são referenciais significativos para a constituição de identidades que se reconheçam como diferentes, não como deficientes e inferiores aos ouvintes", pode-se dizer que admitir professores surdos resolveria grande parte destes conflitos. O mais importante de tudo, acredito que seja a valorização dos surdos como pessoas integrantes da sociedade que possuem os mesmos direitos que todos, porque, ao contrário, estaremos regredindo na história.
Um comentário:
Oi Sirlei, destacas aspectos importantes para pensarmos sobre a educação de surdos nessa postagem. Abração!!
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