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domingo, 12 de dezembro de 2010

Limites na Educação Infantil

Para nós educadores é relevante sabermos como é constituído o desenvolvimento moral para que possamos compreender atitudes ditas conflitantes. Nas leituras oferecidas pude confrontar a importância da Educação Infantil onde FAVERO relata que “... a consciência moral não é inata, embora se reconheça que as disposições ou tendências afetivas e ativas tenham raízes instintivas. A criança não nasce boa, nem má; tanto do ponto de vista intelectual como do ponto de vista moral, essas forças (se assim podemos denominar) são desenvolvidas num universo de contingências.” Neste aspecto meus alunos muitas vezes enfrentam situações de ambigüidade em suas concepções de moralidade quando colocamos algumas regras dentro da sala e isto não acontece em casa. Presenciei algumas mães, quando buscam seus filhos na escola, observarem seus filhos guardar os brinquedos, auxiliar na limpeza das mesas ou organização da sala antes de irem embora. Estas, ficam atônitas dizendo que em casa o filho não age desta maneira. O sentimento de obrigação só aparece quando a criança começa a aceitar as imposições de pessoas que ela respeita. As crianças vão repetindo rituais e alguns se transformam em hábitos, porém a repetição de regras assimiladas não basta para desenvolver a consciência moral. “É necessário e fundamental que haja o sentimento de respeito para com aquele que estipulou as regras, todavia essas só serão compreendidas e aceitas quando houver uma aprovação recíproca entre os sujeitos envolvidos (PIAGET p. 23).” Apesar de serem pequenos, os alunos que assisti até hoje, também estão envolvidos em atitudes de violência física e verbal. Este ano, tenho um aluno inquieto que necessita sempre de acompanhamento do professor, pois está sempre incomodando ou atrapalhando os colegas. Consigo, a partir dos estudos, colocar sanções a este aluno, por exemplo, com argumentações mais convincentes que revelam meus cuidados com eles como alunos, porém ele apresenta um problema um pouco mais sério que necessita de acompanhamento especial do qual a família está pouco interessada em oferecer ao aluno e isto reflete em sala de aula.

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