Creio que minhas aprendizagens sempre dependeram das aprendizagens anteriores, ou seja, acrescento ao que já conheço. Nisto identifiquei-me com as palavras de Piaget (1983), “o desenvolvimento ocorre de forma que as aquisições de um período sejam necessariamente integradas nos períodos posteriores. É o “caráter integrativo” segundo o qual as estruturas construídas numa idade dada se tornam parte integrante das estruturas da idade seguinte”. Uma pessoa adulta que ao longo de sua vida vem adquirindo conhecimentos através de experiências vividas, torna-se resultado do processo de aprendizagem somática. Não basta ao professor passar o conteúdo e tampouco esquecer-se das relações interpessoais constituídas em sala de aula os quais apresentam importância para a educação. O processo de transferência está presente também no adulto, nas relações professor-aluno, na educação de jovens e adultos e, muitas vezes, quando esse adulto tiver uma carência. Do mesmo modo, não é sempre fácil para o aluno colocar-se no ponto de vista do professor e acompanhar o seu raciocínio, porque muitas vezes, não tem a vivência, experiência ou, ainda, um conceito anterior a esse adquirido que possa somar e obter o conhecimento seguinte. Enfim, acredito, a partir das minhas experiências como aluna do PEAD, que sempre estamos aprendendo e que necessitamos edificar nosso conhecimento para nos formar um professor seguro de nossas aprendizagens e, sobretudo, passando muita confiança ao aluno. Como profissional da educação, o curso de Pedagogia à Distância da UFRGS tem auxiliado e possibilitado maiores conhecimentos sobre a etapa da educação infantil, sobre a política educacional, sobre a educação, a escola e sobre minha profissão. Consigo, neste momento, fazer uma reflexão da minha prática docente em sala de aula e da realidade politica educacional. Conforme a frase de PAULO FREIRE (2008): “É importante que professores e alunos sejam curiosos, instigadores. É preciso, indispensável mesmo, que o professor se ache repousado no saber de que a pedra fundamental é a curiosidade do ser humano", não há como ficarmos acomodados. O papel exclusivo do professor é promover a cidadania e a busca por ideais em seus alunos, tentando formá-los críticos, buscando oportunidades que dêem importância à cidadania, percebendo a realidade, buscando uma valorização da moral e da ética, respeitando valores e deveres, para que possam perceber que eles, mais que ninguém, é que podem questionar e não aceitar situações impostas pelo meio em que vivem, podendo assim transformar a realidade em uma sociedade digna e valorizada.
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