Trabalhando com a natureza....
Acredito que a Interdisciplina de Representação do Mundo pelas Ciências Naturais conseguiu tirar de nós educadores o estigma de que trabalhamos ciências somente com experimentos e experiências. Desta forma minha prática mudou, passei a deixar um pouco de lado os experimentos, pois percebi que os ciclos da natureza são muito importantes de serem trabalhados desde os pequeninos. Lembrei-me agora da fala de uma criança, no vídeo apresentado pelo SI IV, assistindo ao pôr-do-sol, uma criança que dizia "Não sei se é o sol que está descendo ou a terra que está subindo...” São essas questões simples que temos que trabalhar com as nossas crianças. Representação que leva à compreensão, ciências naturais, estudo da vida, entendimento da natureza, entendimento do lugar onde vivemos... Tudo se transforma dentro de contextos históricos, conseqüentemente do nosso EU, assim, deve-se contextualizar "as verdades científicas" que nunca serão absolutas.
Acredito que a Interdisciplina de Representação do Mundo pelas Ciências Naturais conseguiu tirar de nós educadores o estigma de que trabalhamos ciências somente com experimentos e experiências. Desta forma minha prática mudou, passei a deixar um pouco de lado os experimentos, pois percebi que os ciclos da natureza são muito importantes de serem trabalhados desde os pequeninos. Lembrei-me agora da fala de uma criança, no vídeo apresentado pelo SI IV, assistindo ao pôr-do-sol, uma criança que dizia "Não sei se é o sol que está descendo ou a terra que está subindo...” São essas questões simples que temos que trabalhar com as nossas crianças. Representação que leva à compreensão, ciências naturais, estudo da vida, entendimento da natureza, entendimento do lugar onde vivemos... Tudo se transforma dentro de contextos históricos, conseqüentemente do nosso EU, assim, deve-se contextualizar "as verdades científicas" que nunca serão absolutas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário