domingo, 16 de novembro de 2008
Desigualdades educativas e sociais
quarta-feira, 5 de novembro de 2008
Avaliação PAs
Preciso acrescentar minhas dificuldades em trabalhar com o mapa conceitual. Em primeiro lugar, não consegui baixar o programa. Então, minha colega de grupo Michelle B. tentou me explicar e ajudar, mas mesmo assim, apesar do enorme esforço dela, não consegui, parece que bloqueei para essa aprendizagem. Mas tudo bem. Tentarei em outra oportunidade. Quero reforçar a idéia sobre sermos adultos e tomar iniciativas. Comecei a pensar e conclui que os projetos tomariam bem outro rumo (muito melhor) se todos tivessem tomado iniciativas de começar (me refiro a todos os projetos). Os projetos teriam deslanchado mais. Enfim... Mais um aprendizado!
domingo, 2 de novembro de 2008
Trabalho Docente
Podemos dizer que a pedagogia deve ser associada a uma prática social global e complexa, interativa e simbólica ao mesmo tempo. Analisando o trabalho docente, o professor é sujeito do seu próprio trabalho e ator da sua pedagogia, ou seja, da prática do profissional “... guiada por uma ética do trabalho confrontada diariamente com problemas para as quais não existem receitas prontas, mas que podem ser apoiadas numa visão de mundo, de homem e de sociedade.” (Tardiff)
domingo, 26 de outubro de 2008
FUNDEB
O Brasil precisa de um Fundeb forte que responda aos desafios do conjunto da educação básica – das creches ao ensino médio, além das modalidades (educação de jovens e adultos, educação indígena, educação profissional e educação especial – destinada a portadores de deficiências físicas e/ou mentais). Esse é o desejo dos profissionais de educação, dos que não tem acesso ao sistema educacional e da sociedade brasileira que acredita que não há presente e futuro para um país sem investimento em uma educação pública de qualidade para todos e todas.
domingo, 19 de outubro de 2008
Marx e Mészarós
sexta-feira, 10 de outubro de 2008
Consumo de água nas refeições
Nesse caso, os líquidos podem causar indigestão, pois dificultam a ação do suco gástrico, responsável pela digestão dos alimentos no estômago. Podem também causar gases e flatulência. E ainda: como os líquidos saem do estômago mais rapidamente que os alimentos, podem causar aquela sensação de "vazio" o que leva muitas vezes a pessoa a se alimentar novamente logo após a refeição, e o resultado disso todos já sabemos: ganho de peso. Por isso, a sugestão é procurar consumir água entre as refeições.
domingo, 5 de outubro de 2008
Sempre aprendendo...
segunda-feira, 29 de setembro de 2008
Caminhando...
domingo, 21 de setembro de 2008
Enfrentando dificuldades...
domingo, 14 de setembro de 2008
Trabalhando em grupo...
domingo, 7 de setembro de 2008
EDUCAÇÃO NACIONAL E SISTEMAS DE ENSINO
domingo, 31 de agosto de 2008
Psicologia
sábado, 23 de agosto de 2008
As políticas educacionais e o direito a educação
segunda-feira, 11 de agosto de 2008
Apresentação Eixo IV
Reflexão da síntese eixo IV
sexta-feira, 8 de agosto de 2008
Planejando o tempo...
sexta-feira, 6 de junho de 2008
O Saber e o Sabor
domingo, 1 de junho de 2008
Medindo...
Importância da Linguagem
domingo, 25 de maio de 2008
Texto Colaborativo
Vejam como está sendo vista a aprendizagem colaborativa
Estamos incorporando ao processo de aprendizagem colaborativa o paradigma da interdisciplinaridade, da interatividade e da cooperação. Este é o paradigma da escola do terceiro milênio que, intermediado pela tecnologia, oportuniza a construção compartilhada do conhecimento. E, é justamente aqui que as aplicações das novas tecnologias da informação e da comunicação têm papel de destaque. Utilizar estas ferramentas para otimização do novo paradigma implica em rever concepções sobre interação, cooperação e colaboração e ao final incorporá-los aos ambientes de aprendizagem computadorizados.
Ana Margô Mantovani
domingo, 18 de maio de 2008
Conceito de sombra
Para conseguirmos construir um conceito para sombra não foi tão fácil quanto pareceu ser. Hipóteses surgidas:
Sombra é o espaço onde a luz não conseguiu chegar devido ao objeto colocado em frente à luz.
Sombra é a imagem de um objeto que gera a sombra ( confuso, não? )
Sombra é muito bom quando estamos com calor, né?
Parecíamos crianças tentando adivinhar um conceito para a chamada sombra. O que ficou bem nítido para nós, adultos, que temos que observar mais a natureza e que é com ela que aprendemos muitas coisas que às vezes não damos importância. Agora mesmo, construa um conceito para sombra: ficamos uma olhando para outra e tivemos que pensar muito para chegar ao conceito de fenômeno “tão simples” da natureza; pensamos nas crianças também, se nós adultos foi “difícil” conceituar a sombra, imagina para as crianças que tem poucas vivências para compreenderem o que está a sua volta. Por fim a primeira hipótese de conceito é a que o grupo definiu como sendo tal. O trabalho foi muito válido nesse ponto.
Tempo e Espaço
terça-feira, 13 de maio de 2008
Conceitos Matemáticos
terça-feira, 29 de abril de 2008
Ações individuais
Pensando em ação individual, preciso verificar como é a minha ação em relação à questão ambiental. Como eu faço uso racionário da água, como separo meu lixo e outras pequenas questões. A humanidade é levada pelo consumo, cobiça e egoísmo, que de forma inconseqüente produz montanhas de lixo diário, continuam jogando esgotos nos rios, papéis no chão, desmatando florestas, e tantos outros crimes ambientais que são causados pela falta de consciência e educação ambiental. Cada um deve fazer a sua parte para não haver o desequilíbrio ambiental. São as ações individuais que geram tanto o desequilíbrio quanto o equilíbrio.
sexta-feira, 25 de abril de 2008
Troca de idéias
O grupo 8, do Pólo de Sapiranga, fez a sua atividade com alunos do primeiro ano.
Colocam que trabalham as quatro operações na forma de observações e práticas (atividades concretas). O grupo mostrou de forma bem sintetizada as funções dos números na nossa vida. Achei relevante que trabalham com bastante variedade e formas diferenciadas para trabalhar as quatro operações, cito aqui as dramatizações e materiais que as crianças gostam de manipular para chegarem aos seus objetivos. Realmente, conforme o grupo expôs, as maiores dificuldades estão, normalmente, na divisão e na multiplicação. Conforme o que lemos até aqui "...depende de como elas são ensinadas! Pela teoria dos campos conceituais, a compreensão dos conceitos referentes a essas operações deve começar a ser construída desde as primeiras séries, apesar de muitas escolas ainda inserirem esse conteúdo somente no currículo de turmas mais avançadas.”
A atividade sugerida sempre é bem aceita pelas crianças, porém poderia ser mais explorada. Num dos últimos questionamentos da atividade foi colocada a palavra “multiplicando as frutas” e, no meu entender, as crianças terão dificuldades em responder à questão. Os alunos só têm a ganhar quando aprendem todos os conceitos desde o início da escolaridade. Isto se confirma com a parte do texto que diz ”Problemas envolvendo ambas as situações devem ser explorados em um trabalho continuado que percorra toda a escolaridade.
Então, se eu que trabalho com educação infantil já trabalho as quatro operações, as meninas do grupo 8 do primeiro ano devem continuar a oferecer atividades desafiadoras e situações-problema que levem o aluno a desenvolver o seu raciocínio lógico-matemático de forma lúdica e agradável.
Seminário Integrador
sexta-feira, 18 de abril de 2008
Tecnologia
Devagar se vai ao longe...
sábado, 12 de abril de 2008
Do acaso à intenção...
Experimentando atividades...
Breeze
domingo, 6 de abril de 2008
Observando a natureza...
Matemática
sábado, 5 de abril de 2008
Comentários Linha de Tempo
Como é interessante que quando visualizamos a linha de tempo das colegas, percebemos que alguns eventos foram esquecidos.
Comentei a linha de tempo das colegas Ana Adália e Isabel M. Quando abri, veio o primeiro impasse, aprender a ler a linha. Segundo impasse, poderia maximizar a tela.
Tentei abrir a linha de tempo das colegas Fátima e Gabriela e não havia eventos, sendo assim, não pude comentar.
Assim, mais uma atividade feita e mais um aprendizado na minha vida de estudante do PEAD.
quinta-feira, 3 de abril de 2008
Linha do Tempo
segunda-feira, 31 de março de 2008
Matemática
Penso que devemos aproveitar qualquer situação do dia-a-dia da sala de aula para trabalhar esses conceitos. No momento de guardar os brinquedos, na rodinha, na formação da fila e muitas outras oportunidades.
Os jogos da aula presencial, foram bem desafiadores e que, para a minha turma de jardim A com crianças de 4 anos deverei fazer alguns ajustes gradativos para chegar no nível do jogo apresentado (Pife). Tenho sempre uma caixa surpresa em minha sala e gosto, também, de aproveitá-la para introduzir conteúdos. Penso que do modo como foi nos apresentada a caixa, as crianças devem ter conhecimento prévio das formas geométricas ou blocos lógicos e, posteriormente, fazer jogos de classificação e seriação deste material que é riquíssimo. Como é bom saber que trabalhamos esses conteúdos diariamente com as crianças e muitas vezes não nos damos conta disso.
domingo, 30 de março de 2008
Avaliação do Eixo III
Voltando às apresentações, nosso grupo mostrou-se participativo e sempre apareceram aprendizagens que não nos tínhamos dado conta. Em relação a esse aspecto, no momento, pensei e refleti de que maneira eu também poderia ter usado aquele aprendizado na minha aula. Contudo, estava nervosa devido ao acontecido e não tomei o cuidado de anotar. Nesse sentido, a apresentação oral foi muito importante. Aprender com os erros, haver reflexão na ação do professor, mudanças pessoais, diversificação das aulas, avanços tecnológicos, compartilhamentos de aprendizagens entre muitas aprendizagens foram as questões mais apresentadas. Penso que para a próxima apresentação precisaríamos de mais tempo e, assim, apresentar com mais calma e poder apresentar mais aspectos importantes que ficaram de fora.
Espero preparar-me com mais atenção para o próximo trabalho.